Descarte de Fossa Séptica: Riscos para o meio ambiente

Muitas pessoas que não têm esgoto em casa precisam contar com soluções para tratar seus dejetos e a fossa é uma delas. Entretanto, é preciso fazer o descarte de fossa séptica da forma correta. Do contrário, o tratamento de nada servirá.

descarte-de-fossa-septica

Abaixo, explicamos como a fossa séptica pode contaminar o meio ambiente e quais são as consequências disso. Acompanhe!

Como a fossa séptica contamina o meio ambiente

Há uma série de maneiras pelas quais a fossa pode levar à contaminação do solo, algumas delas ligadas, exclusivamente, ao descarte inadequado.

É importante entender que os resíduos da fossa possuem uma série de contaminantes, por isso o seu contato com o solo ou com a água que passa por ele, causa problemas ambientais.

Uma das principais formas de esses contaminantes entrarem em contato com a natureza é o descarte de fossa séptica inadequado.

Muitas vezes, amadores contratados para realizar o serviço acabam por jogar os dejetos em cursos de água como rios, córregos ou lagos.

E isso impacta ecossistemas terrestres, aquáticos e outros, que dependem dessas águas para sobreviver. Até mesmo às pessoas que utilizam essa água para beber ou em atividades domésticas.

Continue acompanhando este texto para saber quais são os problemas causados pelo descarte em desconformidade com leis e normas de proteção ambiental.

Contaminação do solo

Como já explicamos, quando os dejetos, cheios de contaminantes, entram em contato com o solo, eles causam poluição. Dessa forma, o solo se torna impróprio para a realização de atividades agrícolas.

Poluição de águas

Quando há contaminação do solo, inevitavelmente, há contaminação da água que passa por ele. E isso impacta diretamente as águas subterrâneas e lençóis freáticos.

Assim, seu consumo se torna impróprio e todas as pessoas que usam a água daquela região estão sujeitas a doenças, se fizerem sua ingestão.

Como nem sempre há identificação imediata de regiões contaminadas, as pessoas podem ingerir a água sem saber que seu consumo é perigoso.

Dessa forma, elas estão sujeitas a doenças como gastroenterites, hepatite, febre tifoide e cólera.

Degradação dos ecossistemas

A contaminação das águas, causada pelo descarte de fossa séptica inadequado, não é um perigo apenas para os humanos, mas para todas as espécies que dependem daquela água.

Portanto, ela coloca em risco toda a natureza ao redor, fauna e flora, levando ao comprometimento da saúde dos ecossistemas.

Como realizar o descarte correto dos dejetos

A forma adequada de descartar os resíduos da fossa corretamente é através da contratação de uma empresa especializada em limpeza de fossa.

Empresas autorizadas a realizar o serviço enviam seus profissionais ao local, para que eles avaliem a fossa e identifiquem as suas condições estruturais e o nível de acúmulo de resíduos.

Em seguida, eles realizam o processo de esvaziamento e limpeza da fossa, com equipamentos apropriados e devidamente protegidos por equipamentos de proteção individual.

Quando o esvaziamento está completo, os resíduos removidos são transferidos para o tanque de vácuo do caminhão limpa fossa. Este é um caminhão especial, que oferece proteção ao transporte dos resíduos até que eles cheguem a um local apropriado.

Todo esse transporte deve seguir normas e regulamentações ambientais, por isso é importante fazê-lo com empresas autorizadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.

Esses resíduos são levados até uma estação de tratamento de efluentes (ETE), para que ela realize tratamento mais profundo nos resíduos e providencie sua destinação final adequada.

Realizar o descarte de fossa séptica adequadamente não é função apenas daquele que faz a limpeza, mas também daquele que contrata os profissionais para fazê-la.

Por isso, é importante escolher ter o contato de uma empresa confiável e com experiência no mercado, para fazer o procedimento.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário