Tracoma – Sintomas, Tratamento, Prevenção

Tracoma – Tratamento, sintomas e outros

 tracoma

A oftalmologia é um ramo da medicina que, provavelmente, nunca irá parar. Com a enorme quantidade de problemas oftálmicos existentes, sempre haverão consultórios lotados e diversos pacientes, esperando por atendimento para consulta ou cirurgia.

Entre os diversos problemas que estão dentro dessa área, podem ser citados o glaucoma, a miopia, o astigmatismo, a síndrome do olho seco, a conjuntivite, o tracoma e outros.

Nesse artigo, o assunto é dedicado ao problema de visão chamado tracoma.

O que é tracoma: Trata-se de uma doença que afeta regiões dos olhos como as conjuntivas, as córneas e as pálpebras e dá origem a uma inflamação crônica. É causada por uma bactéria intracelular, que está ligada a outras doenças venéreas oftálmicas e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

No tracoma, ocorre uma hipertrofia papilar, dos folículos e também uma formação de pano, que resulta em cicatrizes e até mesmo em cegueira.

A bactéria é transmitida pelo contato direto com secreções do olho, nariz ou boca de uma pessoa afetada. Também pode ser transmitida através de objetos que tiveram contato com tais secreções. Os insetos também podem ser agentes no transporte da bactéria.

Sintomas do tracoma: Após o período de incubação da bactéria, o indivíduo começa a apresentar alguns sintomas como a liberação de lágrimas e descarga mucopurulenta. Com o avanço do problema, surgem cicatrizes na conjuntiva e na córnea, o que deforma as pálpebras e faz com que os cílios fiquem próximos, atrapalhando a visão do indivíduo.

Tratamento do tracoma: O tratamento é feito com dois medicamentos, durante um período de três semanas. Precisa ser feito de forma totalmente correta para prevenir a cegueira.

Para isso, é necessário consultar um médico. Automedicação nunca é uma boa ideia.

Prevenção do tracoma: Alguns cuidados habituais são importantes. Lavar o rosto com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal são alguns deles.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário