Pragas de inverno: como evitar uma infestação assustadora

As pragas de inverno são aquelas que gostam do frio, que sobrevivem bem nele ou que se adaptam muito bem a qualquer época do ano. Elas são muitas, causam doenças e podem até levar à morte, como é o caso dos escorpiões.

pragas-de-inverno

Abaixo, falamos sobre algumas das mais comuns nessa época do ano e ensinamos como evitar a sua presença. Portanto, não perca este artigo!

Entenda o que as pragas urbanas buscam no inverno

Muitas das pragas urbanas preferem o calor ao frio, mas nem por isso elas deixam de proliferar e causar infestações no inverno. Nessa época, elas apenas buscam locais com condições mais favoráveis à sua vida e reprodução.

Por exemplo, elas procuram por locais para se abrigarem das baixas temperaturas. Dessa forma, elas vão até as residências para ficarem próximas ao calor humano, de animais e de eletrodomésticos, como atrás da geladeira.

Portanto, elas encontram nas residências condições favoráveis, especialmente porque no inverno as pessoas também buscam pelo calor e mantêm suas casas em temperaturas confortáveis, fechando as janelas e utilizando o aquecedor.

Além disso, elas buscam por locais onde sempre possam encontrar alimentos, como a cozinha ou despensa da casa. Migalhas que ficam pelo chão e até mesmo ração de pets são um atrativo para elas.

Pragas urbanas comuns no inverno

Abaixo, nós mencionamos algumas das pragas de inverno que você precisa evitar, porque também causam infestações em épocas frias. Acompanhe!

Baratas

Baratas são pragas altamente adaptáveis, por isso muito comuns qualquer que seja a época do ano.

Além de nojentas, sua presença é perigosa porque elas transmitem uma série de doenças, causadas por bactérias, vírus e outros microrganismos nocivos à saúde humana.

A transmissão se dá de forma indireta, quando elas andam sobre locais que as pessoas têm contato posteriormente. Por exemplo, mesas da cozinha ou até alimentos que ficam fora da geladeira ou armários.

Cupins

Cupins se alimentam de madeira e celulose, por isso sempre será possível encontrá-los em móveis e objetos de madeira ou em papéis.

Entretanto, eles podem atacar estruturas de madeira da casa, comprometendo-as e colocando todos que convivem ali em risco.

Escorpiões

A presença de escorpiões no local é sempre perigosa, afinal, sua picada envenena e pode levar uma pessoa ou mesmo um pet à morte.

Ainda que isso não aconteça, uma pessoa picada pode sentir dor intensa, inchaço local e sofrer com problemas respiratórios e cardíacos.

Moscas

As moscas parecem inofensivas, já que não picam e são fáceis de espantar. Mas não são! É preciso lembrar que elas voam por muitos lugares e têm contato com diversos patógenos.

Portanto, assim como as baratas, elas são capazes de contaminar pessoas apenas pousando em locais com os quais elas têm contato.

infestacao-moscas

Percevejos

No inverno, as pessoas costumam utilizar muitos cobertores e os guarda-roupas são cobertos de roupas de frio. E é justamente aí que os percevejos se encontram.

Apesar de não transmitir doenças com sua picada, ele provoca fortes reações alérgicas e manchas grandes na pele.

Ratos

Mas, no tempo frio, os ratos buscam locais para se aquecer e com condições favoráveis para a procriação, encontrando espaço justamente em residências.

Eles transmitem doenças como leptospirose, a hantavirose e a salmonelose por meio de suas fezes, xixi ou mesmo apenas andando pelos locais, espalhando microrganismos por eles.

Como evitar pragas de inverno

Não há segredo para evitar a proliferação de pragas de inverno. Basta cuidar para que o ambiente fique organizado e esteja regularmente limpo.

Além disso, é fundamental contar com uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para dedetizar o local, mantendo as pragas longe e matando aquelas que já estiverem presentes nele.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário