Mensalão – Julgamento

Informações sobre o Julgamento do Mensalão

julgamento-mensalao1

Os últimos dias se mostram decisivos quanto aos julgamentos do Mensalão em que serão julgados 25 acusados entre eles Marcos Valério e José Dirceu.

O escândalo do mensalão se refere a um esquema de compra de votos de parlamentares que aconteceu durante o governo Lula entre os anos de 2005/2006 e teve uma ação movida pelo ministério público chamada de Ação Penal 470 que só agora chega a julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo dados apurados registraram somente em desvio de dinheiro para este esquema, sem contar os juros, correções monetárias, multas e etc., o valor do desvio é de R$ 150 milhões. O estopim do escândalo foi mostrado ao público quando chegou à imprensa uma gravação em maio de 2005 em que mostrava o ex-chefe do DECAM/ECT Mauricio Marinho pedia e recebia vantagens indevidas um falso empresário, que na verdade era o advogado Joel Santos Filhos que se fez passar por um falso empresário para colher provas do recebimento de vantagens indevidas pelos Correios.

Porém os julgamentos na verdade começaram em 2007, com os primeiros nomes que chegaram a julgamento em crimes como formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta e evasão de divisas. O nome mensalão dói popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson envolvido no esquema e denunciante e que teve seu mandato caçado em 2005; e em 2006, aconteceu a cassação do mandato de José Dirceu. Outra grave denúncia relacionada ao esquema aconteceu em 2008, quando se descobriu que o Banco Opportunity de Daniel Dantas, era uma das principais fontes de divisa do esquema criminoso e que através do Opportunity que era gestora de várias empresas de telefonia que injetaram no esquema R$ 127 milhões e que era gerenciada por uma conta na DNA Opportunity, empresa de Marcus Valério, que ficou conhecido como “Valerioduto”, com esquema ilegal de pagamentos.

Marcos Valério, um dos principais envolvidos no escândalo do mensalão foi julgado essa semana, em que ele foi condenado por diversas infrações gravíssimas como corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato, entre outras acusações. O resultado foi uma pena de 11 anos e 8 meses de prisão que deverá ser cumprido em regime fechado. Enquanto isso, José Dirceu só foi condenado por dois crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, sua pena foi menor e portando deve ser cumprida em liberdade. Vocês acham justas as condenações? Confiram as cenas dos próximos capítulos.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário