Filariose – Sintomas, Tratamento, Prevenção

Filariose – Informações sobre a doença

 filariose

Várias doenças são transmitidas através de picadas de mosquito ou contato com animais contaminado. Porém, muito poucas constituem temas abordados nos grandes meios de comunicação que existem pelo mundo. Um problema que serve de exemplo para essa afirmação é a filariose, que só é vista em programas de televisão, na forma mais grave da doença.

Para entendermos mais sobre esse problema, o artigo é inteiramente dedicado a ele.

O que é filariose: Trata-se de uma doença tropical infecciosa, transmitida por parasitas chamados nematóides filariais. Entre as doenças infecciosas transmitidas por insetos, a filariose foi a primeira a ser descoberta.

Os parasitas causadores da doença usam o ser humano como hospedeiro definitivo. Existem nove tipos dele, que são separados em três grupos que variam de acordo com o lugar que ocupam dentro do organismo. São essas categorias: filariose linfática, filariose subcutânea e filariose da cavidade serosa.

Em todos esses casos, a transmissão da doença é feita através de insetos que sugam sangue dos seres humanos.

Sintomas da filariose: O período de incubação dura alguns meses. Na fase aguda da doença, os principais sintomas são: febre, inflamação do sistema linfático, dores de cabeça, cansaço, mal estar, entre outros. Meses depois, alguns outros sintomas podem ser encontrados. São eles: inchaço de alguns membros, gordura na urina e doenças infecciosas na pele.

Na fase mais grave da filariose, o doente possui chances de apresentar o sintoma conhecido como elefantíase, que é o crescimento anormal e exagerado dos membros.

Tratamento da filariose: Quanto ao tratamento, é difícil explicar de forma única, pois não existe uma forma única de efetuar o mesmo. Quando uma pessoa for infectada, deve consultar um médico, que começará o tratamento da forma adequada, de acordo com os efeitos que o parasita causou no organismo do paciente.

Prevenção da filariose: A forma de prevenção conhecida consiste em evitar o mosquito transmissor.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário