Escola de Samba Salgueiro – Música, Desfile, História

História, Música e Desfile da Escola de Samba Salgueiro

salgueiro

Tem curiosidade em conhecer mais sobre as escolas de samba cariocas. Conheça uma delas que tem tradição no samba, a Escola de Samba Salgueiro, fundada em 1953 a partir da união de duas escolas de samba presentes no Morro do Salgueiro (onde estão as origens da escola de samba), a Azul e Branco e Depois eu sigo.

Haia também na década de 1950 uma terceira escola presente a Unidos do Salgueiro que ficou de fora da fusão das duas outras escolas presentes na comunidade. No primeiro enredo do Salgueiro o enredo tinha como título “Romaria à Bahia” e surpreendeu o público alcançado o terceiro lugar no carnaval de 1954.

Nos demais enredos nos anos seguintes, a Salgueiro buscava enfatizar o tema do negro, como o enredo Navio Negreiro (1957). Houve uma mudança na escola a partir da década de 1960 com mudança no visual do Salgueiro, criando uma equipe de trabalho composta por: Dirceu e Marie Louise Nery, Arlindo Rodrigues e Nilton Sá que modificaram seriamente a estética da escola de samba. Outros temas ligados aos negros foram retratados pela escola: Zumbi dos Palmares (1960), Xica da Silva (1963) e Chico rei (1964).

Na década seguinte, nos anos 1970,a escola chega ao seu auge com o carnavalesco Joãozinho Trinta que se destacou primeiramente com o desfile Festa para um Rei Negro (de 1971 e que obteve o 5° lugar naquele carnaval); e o bicampeonato foi conquistado em 1974/1975 com o enredo Rei da França na Ilhada assombração e as Minas do Rei Salomão.

Porém, nos anos 1980, a escola de samba Salgueiro teve um sério declive causado por disputas internas o que proporcionou a ascensão de outras escolas de samba. Por isso, a escola ficou sem títulos até 1993 como enredo Peguei um Ita no norte.

Já na década dos anos 2000, mais especificamente no ano de 2007, a Salgueiro resolveu voltar as suas origens, falando sobre a África com a história das Candaces, rainhas negras que governaram o Império Meroe, sete séculos antes de Cristo, enredo que ganhou o vice-campeonato naquele ano. Em 2009, a escola Salgueiro ganhou o título do carnaval carioca com o enredo Tambor. Esta é apenas um perfil histórico da escola que já está com venda de fantasias e também de ingressos para o Carnaval de 2024. Para informações sobre o Carnaval de 2024 e ingressos e fantasias não só do Salgueiro de outras escolas de samba acessem o link http://insideriocarnaval.com.br/salgueiro.php.

No carnaval de 2024, a Salgueiro oferece como enredo Cordel Branco e Encantado e está com concurso aberto até dia 22 de setembro para a escolha do samba enredo do próximo carnaval. Para informações sobre o Salgueiro, acessem o site http://www.salgueiro.com.br/S2008/Index.asp.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário