Dedetização de pulgas: proteja seu lar e seus pets

As pessoas que têm pets em casa costumam passar por problemas com parasitas como as pulgas. Além de ser incômoda, a presença delas pode causar sérias doenças ao pet e aos humanos. Por isso, a dedetização de pulgas é um procedimento muito importante, em conjunto com os remédios específicos para os animais.

Para compreender quão grandes são os problemas causados pelas pulgas e como a dedetização pode ajudar a evitá-los, continue acompanhando este artigo!

dedetizacao-de-pulgas

Problema comum e incômodo para animais de estimação

A maioria das pessoas com pets em casa já os viu sofrer por causa das pulgas. Os sinais da presença desse parasita são claros, uma vez que o pet demonstra todo o seu incômodo coçando sem parar.

Em alguns casos, quando os bichos são mais sensíveis, eles manifestam sintomas como vermelhidão no local e erupções na pele. Ainda, é possível que eles manifestem dermatite cuja causa é o contato com a saliva da pulga.

Além disso, as pulgas transmitem doenças tanto para os pets, quanto para os humanos. Portanto, sua presença está longe de ser um problema pequeno, como seu tamanho faz parecer.

Os perigos das pulgas para a saúde dos pets

Uma das doenças que as pulgas causam nos pets nós já falamos, que é a dermatite alérgica. Mas ainda que sua aparência não seja bonita, ela não é a doença mais perigosa que esses parasitas transmitem.

Há outras que acometem os pets e seus humanos. Veja alguns exemplos:

Bartonelose

Doença que a bactéria do gênero Bartonella causa, quando uma pulga infectada pica o ser humano ou seu animal de estimação. Ela tem como sintomas dor de cabeça, febre, inchaço dos gânglios linfáticos e erupção cutânea.

Peste bubônica

A bactéria que causa a Peste Bubônica se chama Yersinia pestis. Essa é uma doença rara, mas muito perigosa e suas consequências podem ser fatais.

Murino-tifo

Essa é uma infecção cuja transmissão se dá pela bactéria Rickettsia typhi, no momento da picada por pulga contaminada. Alguns de seus sintomas são: febre, dor de cabeça e dor muscular, mas em quadros graves, ela pode causar danos aos órgãos e levar à morte. Isso vale tanto para os pets, como para os humanos.

Considerando todos os problemas de saúde que esses parasitas causam, entendemos por que a dedetização de pulgas, feita com uma empresa especializada como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, é uma medida necessária. Afinal, ela protege os pets e seus tutores.

O que leva a infestações de pulgas

Os motivos pelos quais as pulgas atacam os pets são vários, mas estão sempre relacionados ao ambiente no qual eles vivem. Por exemplo, pets que passeiam nas ruas e têm contato com outros animais, estão sujeitos a pulgas.

E aqueles que não passeiam nas ruas, mas ficam em ambientes extensos, com muitas plantas, também podem voltar para casa com os parasitas.

Além disso, animais de estimação que não tomam banho regularmente e convivem em locais que não são limpos regularmente, também são alvos fáceis das pulgas.

Entenda como as pulgas se proliferam no ambiente

Quando as pulgas encontram ambientes que elas gostam (quentes, úmidos, sujos), elas se reproduzem ali.

Primeiro, as fêmeas adultas colocam ovos, ou diretamente nos pets, ou em locais que eles gostam de ficar, como caminha ou cobertores.

Em poucos dias, esses ovos se tornam larvas, que criam casulos protetores e passam a chamar-se pupas.

Por fim, as pulgas crescem e se tornam adultas, recomeçando o ciclo.

Apenas uma pulga é capaz de botar centenas de ovos, por isso a proliferação dessa praga acontece de forma rápida.

A dedetização de pulgas é a única medida eficaz, capaz de prevenir infestações e acabar com as já existentes.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário