Curso Obrigatório para Motoboy – Onde Fazer

Onde Fazer o Curso Obrigatório para Motoboy

curso-motoboy

A resolução que regulariza a profissão de motoboy está vigente desde 2009, mas, cerca de 4 mil profissionais da área dos cerca de 200 mil que atuam em São Paulo estão de acordo com as novas regras, ou seja, 2%. A fiscalização quanto à profissão acontece de forma regular e os profissionais precisam estar preparados para essa situação.

Quem não tiver de acordo com as normas paga multa de cerca de R$ 191,54, além de perder 7 pontos na carteira de habilitação. Para se regular precisa participar para cursos de motoboy que é necessário ter idade mínima de 21 anos, carteira nacional de habilitação na categoria A, com validade de pelo menos dois anos. Além disso, o participante das aulas precisa apresentar antecedentes criminais. O curso de capacitação tem 30 horas de duração para estar dentro da lei para exercício dessa profissão. As motos precisam ser brancas e os motoqueiros devem utilizar um colete laranja, proteção para motor e pernas, antena “corta-pipa” e um capacete com dispositivos refletivos para estar de acordo com as exigências do COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Para saber dos locais onde fazer os cursos obrigatórios para motoboy, os interessados devem consultar o SINDIMOTOS (Sindicato dos Motoboys). Além do curso é obrigatório equipamentos de segurança, além das aulas. Estas aulas e equipamentos têm o objetivo da diminuição da taxa de morte dos motoboys em todo o Brasil.

Apesar de toda essa regulamentação e obrigatoriedade do curso de motoboy, poucos o fazem. Somente 2% dos motoboys têm curso obrigatório. No próximo dia 4 de agosto entra em vigor em São Paulo na cidade de São Paulo a regulamentação do serviço de motoboy que passa a se chamar “motofrentista”.

Segundo essa normatização, as motos vão ter que ter a cor branca, os motoboys usarem obrigatoriamente equipamentos de segurança, como capacete, colete refletor na cor laranja e fazer o curso de habilitação. Segundo o DETRAN –SP aproximadamente 4500 motociclistas realizaram o curso na cidade de São Paulo que tem 220 mil profissionais. Muitos dos motoboys ainda não conseguiram, se adequar ás novas regras como mostra o baixo número de motoboys que procuram o curso. Mais informações procurem no DETRAN-SP http://www.detran.sp.gov.br/.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário