Captação de Águas pluviais: Limpeza que faz a diferença

A captação de águas pluviais é uma prática sustentável, portanto, amiga do meio ambiente. Mas, além disso, ela também oferece benefícios a quem a adota, como a redução das contas de água.

Isso porque a água captada pode ser reutilizada em diversas atividades do dia a dia, no lugar da água da torneira. Assim, além dos cuidados com o meio ambiente, captar água da chuva traz benefícios financeiros.

captacao-de-aguas-pluviais

Continue acompanhando este artigo para entender como acontece a captação de águas pluviais e como é feita sua manutenção!

Como é feita a captação de águas pluviais

Para fazer a captação de águas pluviais, existe um sistema composto por cinco estruturas fundamentais. São elas as calhas, os ralos de captação e as tubulações. Falaremos mais sobre cada uma, abaixo:

Calhas

As calhas compõem a estrutura mais comum do sistema e elas nada mais são que bordas que ficam ao redor dos telhados, guiando as águas pela superfície, até que elas cheguem ao ralo de captação.

Pelo caminho, essas águas podem encontrar obstáculos como folhas, galhos, dejetos e outros, o que pode dificultar sua passagem. Algumas vezes, acontece o entupimento e é necessário resolvê-lo, para que o sistema volte a funcionar.

Ralos de captação

Esses ralos são aberturas, posicionadas nas calhas em pontos específicos, no fim de sua inclinação. O seu objetivo é receber a água e direcioná-la as tubulações.

Tubulações

As tubulações recebem a água dos ralos de captação e a levam para o seu destino final, que é o local de sua armazenagem para uso posterior. Este local, onde a água ficará aguardando o uso, se chama cisterna e é a quinta estrutura que compõe o sistema de captação de águas pluviais.

A importância da limpeza de calhas para o sistema de captação de águas pluviais

Há uma série de interferências que podem acontecer na passagem da água pelas calhas, como a presenta de folhas, galhos ou sujeiras. Se isso acontecer, pode haver o seu entupimento, levando a outros problemas, como transbordamentos, vazamentos e infiltrações.

Por isso, a limpeza da calha é fundamental para preservar o seu funcionamento. Através dela, é possível remover as obstruções das calhas, ou mesmo impedir que elas aconteçam.

Problemas comuns decorrentes da falta de limpeza das calhas

Quando a limpeza das calhas não é realizada, acontece o acúmulo de detritos nela, impedindo o fluxo de água. Assim, como já vimos, acontecem problemas como transbordamentos e outros. E esses levam a danos nas estruturas das casas, em suas paredes e fundações.

Além disso, quando há obstrução de calhas, resultando em vazamentos e infiltrações, pode haver danos ao teto e aos móveis do loca. E também há o surgimento de problemas como mofo, fungos e a presença de pragas urbanas, que levam ao comprometimento da saúde.

Por isso, a limpeza da calha precisa ser feita de forma regular, para garantir o pleno funcionamento do sistema de captação de águas pluviais e minimizar os riscos de todos os problemas que mencionamos.

captacao-de-aguas-de-chuva

Benefícios da limpeza de calhas realizada por profissionais

A limpeza da calha pode parecer simples, mas ela exige conhecimento, técnica, equipamentos de proteção adequados e experiência, para sua execução de forma segura e eficaz.

E empresas especializadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, contam com profissionais especializados, que cumprem todos esses requisitos.

Além disso, quando profissionais fazem o trabalho, é possível contar com a segurança de um serviço bem-feito e que atende às necessidades do seu sistema de captação de água.

Por fim, quando esses profissionais visitam o local, eles também identificam danos nas calhas – como corrosão, fissuras, deslocamentos ou desgaste – possibilitando seu reparo.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário