Câncer de Próstata – Sintomas, Tratamento, Causas, Prevenção

Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento de Câncer de Próstata

cancer-de-prostata

Todos os homens sabem que a partir dos 40 anos precisam fazer exames anuais de próstata, mas muitos se recusam a fazer ou veem isso como um problema, pois o homem brasileiro em preconceitos quanto ao exame, vendo como uma ameaça a sua masculinidade.  Tudo preconceito e desinformação.

Primeiramente é bom saber o que é a próstata, que é uma pequena glândula localizada logo abaixo da bexiga, na parte inicial da uretra do homem. Tem a função de colaborar na reprodução humana, pois produz substâncias que saem juntamente com o esperma e permite que os espermatozoides sobrevivam e atinjam o óvulo.

As causas do câncer de Próstata ainda são desconhecidas. Suas razões estão relacionadas com a idade (quanto mais velho maior a probabilidade de ter câncer de próstata), aos hormônios (a testosterona, histórico familiar, raça (maior incidência em homens negros) e alimentação (o Japão é o país com menos registro de câncer de próstata).

Outros dados podem ser uteis para o conhecimento sobre o câncer de próstata: menos de 10% dos cânceres de próstata tem causa hereditária; a dieta de cada um pode ser um fator preponderante para ter ou não câncer de próstata, por isso, tenha uma alimentação equilibrada. Alguns alimentos podem ser aliados na prevenção, como o leite, fonte de vitamina D, alho e cebola, que tem estudos que comprovam que pode diminuir em 30% as chances desse tipo de câncer; o tomate, que é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante, pode diminuir em 33% as chances de desenvolver esse tipo de câncer; assim como a soja e as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoim) que são ricas em selênio e são antioxidantes que ajudam na renovação celular.

O Câncer de próstata não apresenta inicialmente nenhum tipo de sintoma, por isso, a necessidade da prevenção da doença, fazendo exames anuais; mas, com a progressão desse câncer, pode interromper o canal da uretra e o homem começa a sentir fortes dores ao urinar.

Já o tratamento para quem descobre a doença é começar o quanto antes. Este também vai depender do grau em que se encontra a doença. São quatro modalidades de tratamento: observação, cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Esses podem ser feitos de forma isolada ou concomitantemente. O importante é o paciente não ter preconceitos e fazer o exame anualmente.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário