Câncer de Boca – Sintomas, Tratamento, Causas

Causas, Sintomas e Tratamento do Câncer de Boca

cancer-de-boca-300x213

O câncer de boca são lesões que aparecem na boca como um todo, como também nos lábios, dentro da boca, na parte posterior da garganta, amídalas ou nas glândulas salivares. A doença é mais frequente em homens do que entre as mulheres e atinge pessoas com mais de 40 anos de idade.

Entre as principais causas da incidência do câncer de boca estão o fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, podendo ser fatores de risco para uma possível incidência da doença. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para remoção de nódulos ou tumores) à radioterapia e/ou quimioterapia (que vai depender da gravidade da doença o estágio que ela se encontra no momento do diagnóstico). Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de 50%. Uma das razões pelas quais este prognóstico negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo ou serem bem imperceptíveis. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para a sobrevida do paciente.

É preciso enfatizar nessa dificuldade de detectar algo errado na boca, a importância das consultas regulares ao dentista, já que o profissional está habilitado a visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do Câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares é preciso você fale com seu dentista se perceber qualquer dos seguintes sintomas: ferida nos lábios, gengiva ou interior da boca que sangra facilmente e não parece melhorar; caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua; perda da sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua, qualquer outra parte da boca; dificuldade de mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura (no caso dos pacientes que a usam); mudança na voz.

Há algumas atitudes que podem ajudar a evitar a incidência do câncer bucal: como para quem fuma evitar fumar tanto ou até mesmo parar de fumar. O tabaco ou simples ato de mastigar tabaco é responsável por 80 a 90% das causas do câncer de boca. Se a pessoa parou de fumar a algum tempo, o risco de contrair câncer bucal se reduz drasticamente. Outro fator de risco é a combinação de fumo/álcool excessivo que pode ser um fator de risco muito maior que simplesmente o fumo em si.

O tratamento do câncer bucal vai depender do prognóstico realizado após o diagnóstico, ou seja, de acordo com o grau que está o câncer de boca. Por isso, o tratamento é bem personalizado. Quase sempre a cirurgia é o tratamento mais comum, seguida da radioterapia e/ou quimioterapia. Lembrando que é essencial o contato regular com o médico especialista que esteja familiarizado com este tipo de câncer assim como o apoio familiar e de amigos que é fundamental. Além da precaução que é muito importante.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário