Caixa Econômica Federal – FGTS

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço da Caixa Econômica Federal

fgts

O FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) trata-se de um recurso captado pelo setor provado e administrado pela Caixa Econômica Federal com a finalidade de amparar o trabalhador em algumas hipóteses, como encerramento da relação de emprego, em caso de doenças graves e, em caso de catástrofes, usados em investimentos de habitação, saneamento e infra-estrutura.

Nesse sistema do FGTS, os funcionários com mais de um ano de tempo de serviço e que forem dispensados antes de completarem o decênio era devida uma indenização, correspondente a o valor de um mês de salário para cada ano trabalhado.  Hoje, as empresas são obrigadas a criar um fundo de recursos abastecidos pelo empregador, mediante o depósito de 8% incidentes sobre a remuneração do trabalhador, exigidos ao longo da vigência do contrato.

Quem tem direito ao FGTS é todos os trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o diretor não empregado, ou seja, aquele que não integra o quadro de funcionários da empresa, trabalhadores avulsos e empregados domésticos.

Já os trabalhadores individuais, como os que prestam serviços provisórios; e servidores públicos civis e militares, sujeitos a regime trabalhista próprio.

O trabalhador que tem direito ao resgate do FGTS pode resgatá-lo quando há rescisão sem justa causa do contrato de trabalho, cabendo ao empregador comunicar o ocorrido a Caixa Econômica Federal, por meio da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF) e do canal eletrônico Conectividade Social.  Em até cinco dias uteis, munidos da documentação exigia, o trabalhador pode sacar o seu benefício. Nos demais casos, a solicitação do saque é feita pelo trabalhador que comparece a uma agência da Caixa, portando os documentos devidos. Neste caso, o saque também é liberado em cinco dias uteis.

O saque do FGTS de até R$ 1 mil pode ser feitos em um terminal de auto-atendimento, nas caixas lotéricas ou na Caixa, com o uso do cartão cidadão e senha. Para os valores superiores a R$ 1 mil e para os que não possuem o recurso cidadão o resgate pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

O saque pode também ser realizado em outras situações como: despedida sem justa causa, extinção da empresa, fechamento de filiais ou agências, aposentadoria concedida pela Previdência social, falecimento do trabalhador e muitas outras situações.

Hoje é muito comum o uso do FGTS para a aquisição da casa própria principalmente para trabalhadores com mais de 36 meses, consecutivos ou não de contribuição. Para mais informações do FGTS no site da Caixa Econômica Federal.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário