Arroz Integral – Receitas, Como Fazer, Benefícios

Dicas e informações de como fazer, os benefícios e receitas de arroz integral

arroz-integral-300x191

Para quem quer ter uma alimentação saudável, comer alimentos integrais é indispensável. E por que não aplicar essa dica no alimento mais básico da alimentação do brasileiro? O arroz e feijão fica mais saudável se você comer arroz integral. O arroz integral é uma fonte de fibras, proteína, vitamina B e sais minerais e como só a casca do arroz é retirada no processo, nada se perde dos seus nutrientes, diferente do arroz branco, que é refinado e processado, podendo perder até 75% dos seus nutrientes, só para ficar completamente branco. E aí está o problema, pois é nesta película que recobre o arroz que estão a maioria de seus nutrientes, deixando para o arroz branco, apenas o amido. E tudo que é arrancado do arroz acaba indo para a indústria de carne suína, para alimentar os animais que, com a alta quantidade de nutrientes desse farelo, crescem saudáveis, enquanto nós comemos, praticamente, as sobras do arroz. E é justamente nessa casquinha que se concentram as fibras tão essenciais à nossa digestão, pois essas fibras regulam o intestino, diferente do amido, que não é bem digerido e se acumula no estômago, atrapalhando a digestão.

Nesta película se concentram os carboidratos, lipídios, proteínas e todas as vitaminas, além de outros sais minerais e nutrientes que se perdem no processamento do arroz branco. O arroz branco também perde o gérmen, que lhe dá a vida, tornando-o num alimento enfraquecido. Agora, experimente plantar um grão de arroz integral: dará um novo pé e irá dar frutos, seus grãos, no caso. E o farelo perdido nesse processo também combate o colesterol ruim e elimina toxinas em excesso no corpo. Isso pra não falar no tratamento artificial dado ao grão de arroz branco, que pode levar glicose, parafina, e talco neutro para evitar que grude no cozimento. Como não tem glúten e suas fibras o tornam mais fácil de digerir, o arroz integral dá mais sensação de saciedade, ajudando a reduzir o apetite e pode se preparado de diversas maneiras.

O arroz integral faz bem para o seu intestino, regula seu metabolismo, normaliza sua glicose, protege seu sistema nervoso, fortalece os músculos contra cãibras, entre outras vantagens. Existem três tipos de arroz integral, o cateto, agulha e vermelho, diferenciados pelo formato e cor, mas de propriedades semelhantes. Muita gente tem preconceito pela aparência mais escura e dizem que ele gruda, mas se você fizer com carinho, ele fica soltinho e gostoso. Você tem que experimentar e tentar e logo irá adorar o arroz integral, não só por seu sabor, mas por que te deixará mais leve. Vamos te ensinar agora como fazer um arroz integral soltinho, sem precisar de usar frituras ou gorduras.

Primeiro a proporção. Para cada copo de arroz, quatro copos de água. O segredo da receita de arroz integral para fazê-lo soltinho sem óleo é colocar o tempero pra refogar na panela aquecida, e quando o tempero quiser grudar, coloque um pouquinho de água quente, só pra não grudar. Quando o tempero estiver bem refogado, coloque o arroz limpo e deixe o dourar no tempero e só quando ele estiver bem torrado, coloque a água fervente. Se colocar a água fria, irá interromper o cozimento, deixando o mole. Dê uma mexidinha e cozinhe em panela semi-tampada. Quando estiver quase secando, acerte o sal e coloque os demais temperos de sua preferência. Saúde e bom apetite!

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário