Confusão Mental em Idosos – Causas, Tratamento, Prevenção

Causas, Prevenção e Tratamento de Confusão Mental em Idosos

confusao-mental-idosos

Chegando a determinada idade é comum que os idosos fiquem confusos mentalmente, seja com a memória que falha, seja nas suas atividades físicas habituais, como se vestir e até se alimentar.

Diferentes de muitos podem achar que a confusão mental tem como causa doenças graves como mal de Alzheimer, tumor cerebral, mas a causa dessas confusões mentais pode ser algo bem mais corriqueiro e até comum entre algumas pessoas de uma faixa etária, no caso pode ter como causa uma diabetes descontrolada, infecção urinária e causas psicológicas.

Outra causa de confusão mental em idosos é que o idoso muitas vezes se esquece de tomar água e se desidratam facilmente e isso afeta todo o organismo o que pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, angina e até morte.

Quando nascemos, temos 90% do corpo constituído de água; na adolescência, essa reserva de água cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Já nos idosos, essa reserva de água é menor ainda, cai para pouco mais de 50%, por isso precisam tomar muita água. Quanto menor a quantidade de água, menor será a quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo “pede água”. A informação é passada ao cérebro que faz com que a gente busque água. Mas, no idoso esse sistema é deficitário. A detectação da falta de água e da necessidade desta é precária. Além disso, muitos idosos têm também falta de locomoção, o que os impede de irem atrás de água, dependendo da ajuda de uma pessoa.
O tratamento da confusão mental de idosos, no caso da causada pela desidratação é tomar muito líquido, mesmo que não sinta sede (o que é comum nos idosos). Havendo uma oportunidade beba líquidos (não só água, sucos, água de coco, leite, sopa, gelatina, exceto bebidas gaseificadas que contém muito sódio).

Se a confusão mental persistir, deve-se investigar mais a fundo a causa dessa desidratação, podendo ser a diabetes, que deve ser controlada; problemas mais sérios há tratamentos mais específicos.

A prevenção no caso do idoso é prestar atenção nele, nos seus hábitos e fazer um check-up rotineiro da saúde.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário