Astigmatismo – Sintomas, Tratamento, Prevenção

Astigmatismo – Informações

 astigmatismo-300x232

Na rotina diária, é comum observar quem precisa do auxílio dos óculos de grau para enxergar. Algumas pessoas optam pelas lentes de contato, com suas vantagens e desvantagens em relação aos óculos.

Entre os problemas oftalmológicos mais comuns, estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. As duas primeiras, principalmente a miopia, têm seus sintomas conhecidos por grande parte da população. Já o astigmatismo é um problema. Quando alguém que tem a doença é abordado sobre quais são os sintomas, muitos não sabem o que dizer.

Esse artigo é dedicado ao entendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o astigmatismo.

O que é astigmatismo: Trata-se de um tipo de deficiência visual, que é causada pelo fato de a córnea dos indivíduos possuir um formato irregular. O formato irregular também pode ser encontrado no cristalino, que nesse caso, forma uma imagem em vários focos que se encontram em diferentes eixos.

O problema é hereditário e pode aparecer junto com os outros problemas mencionados: miopia e hipermetropia. Também pode ser desenvolvido ao longo do tempo, com a alteração da curvatura das córneas, que acontecem pelos pestanejos diários.

Sintomas do astigmatismo: Entre os sintomas provocados pela doença, os mais comuns são: dores de cabeça, fotofobia, liberação de lágrimas, náuseas e diminuição da acuidade visual.

Tratamento do astigmatismo: O tratamento pode ser feito de alguns jeitos distintos. São eles: a cirurgia refrativa, o uso de lentes de contato ou e a correção com óculos de grau. Várias situações serão avaliadas pelo especialista para determinar qual opção de tratamento é melhor para o paciente em questão.

No geral, o uso de óculos é a alternativa mais segura. Para pessoas que têm olhos secos, que não podem usar lentes, a cirurgia é a melhor opção. Enfim, existem vários critérios nessa área. O mais importante é ouvir o que o médico tem a dizer.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário